
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem permitido a modernização do parque tecnológico do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), na capital. Desde 2024, o hospital recebeu investimentos que somam mais de R$ 16 milhões, destinados à aquisição de 472 novos equipamentos médico-hospitalares.
Por meio dos repasses estaduais, o Hugo passa por um amplo processo de modernização que reforça a qualidade, a segurança e a eficiência no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com as novas entregas, o Hugo dá continuidade ao plano de modernização iniciado em 2024, que já havia contemplado a aquisição de 215 equipamentos entre:
Os investimentos reforçam o compromisso do Governo de Goiás em fortalecer a rede estadual de saúde, garantindo atendimento moderno, seguro e humanizado aos pacientes do SUS.
Controle da dor no Hugo ganha reforço com novas técnicas

Entre as novas aquisições, destaca-se o tomógrafo por impedância elétrica – tecnologia inédita na rede estadual pública. O equipamento é capaz de monitorar a ventilação pulmonar em tempo real, de forma não invasiva, permitindo visualizar a distribuição da ventilação nos pulmões. Ainda auxilia na definição das melhores estratégias de ventilação mecânica para cada paciente.
De acordo com a diretora médica do Hugo, Fabiana Rolla, o novo equipamento eleva o padrão de cuidado oferecido na rede pública.
“Com essa tecnologia, conseguimos acompanhar de forma dinâmica como o pulmão está respondendo à ventilação e ajustar o tratamento conforme a necessidade clínica. É um recurso que salva vidas e reflete o compromisso do hospital com a excelência no atendimento ao paciente do SUS”, ressalta.

Outro destaque é a chegada de dois aparelhos de raio-x digitais portáteis, que permitem a realização de exames à beira leito, beneficiando pacientes com dificuldade de locomoção. Com o uso da nova tecnologia, o tempo médio para realização de raio-x de tórax foi reduzido em 64%, diminuindo de 14 para 5 minutos.
O pacote de modernização inclui ainda:
Todos seguem os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram adquiridos conforme as necessidades específicas de um hospital de urgência e referência em trauma.
Segundo o coordenador de Engenharia Clínica do Hugo, Paulo Gregory, os novos equipamentos refletem diretamente na eficiência e na qualidade do atendimento.
“As tecnologias ampliam a precisão diagnóstica, otimizam o tempo das equipes assistenciais e integram os sistemas de informação, o que se traduz em mais eficiência e qualidade no cuidado ao paciente”, afirma.
Geral CNU 2025: 46,06% dos aprovados para 2ª fase concorrem por cotas
Geral Caminhos da Reportagem analisa ação policial mais letal do país
Geral Com ata publicada, STF se aproxima da ordem de prisão de Bolsonaro Mín. 21° Máx. 36°